Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

“Hoje é um dos dias mais tristes de minha vida!”

O ex-presidente do TJ/ES lamentou a triste situação de impunidade no país.

Publicado por Patricia Teixeira
há 6 anos

"Hoje é, pois, um dos dias mais tristes de minha vida! Um dia de negação de minha profissão. De reflexão - e desilusão - sobre meu papel nesta vida." A sensível declaração é do desembargador Pedro Valls Feu Rosa, do TJ/ES, ao decretar a prescrição do crime que vitimou o padre francês Gabriel Maire, assassinado em 1989. Ao lamentar a triste situação de impunidade no país, encerrou pedindo desculpas pelo resultado: "Fica, assim, decretada a impunidade, digo, a prescrição."


A 1ª câmara Criminal do TJ/ES decretou, em sessão realizada nesta quarta-feira, 18, a prescrição do crime que vitimou o padre francês Gabriel Maire, assassinado no dia 23 de dezembro de 1989. Chamou a atenção no caso o sensível voto do desembargador Pedro Valls Feu Rosa.

O relator apontou que o prazo prescricional só não correria se houvesse outro processo questionando a existência do crime, o que não é o caso dos autos. Citando versos de Castro Alves, asseverou:

Assim agradeceu nossa Pátria a quem aqui chegou trazendo na bagagem não o mal e a cobiça, mas simplesmente uma imensa vontade de ajudar! Porém, não seria esta a indignidade final que nosso país praticaria contra este Sacerdote. Faltava algo. Que ficassem impunes, seus algozes. (...)

Sim, faltava a impunidade mais abjeta para que completa a vingança do mal contra aquele que ousou desafiá-lo. É assim que, decorridos 28 longos anos, recebo a triste tarefa de comunicar à Sociedade que o Poder Judiciário não dará resposta final alguma acerca deste crime. Coube-me o dever humilhante de anunciar que está tudo realmente prescrito."

O desembargador fez referência à orientação do STF no sentido de que as causas de interrupção do prazo prescricional são taxativas, não admitindo ampliação.

Dor conhecida

Pedro Valls Feu Rosa destaca no voto que tem condições de avaliar “com perfeição a extensão da dor dos parentes da vítima – por já tê-la experimentado, e duas vezes”.

Um tio do relator foi assassinado em 1990 e, seis anos depois, outro parente também teve igual destino; ambos os casos foram arquivados.

Hoje é, pois, um dos dias mais tristes de minha vida! Um dia de negação de minha profissão. De reflexão - e desilusão - sobre meu papel nesta vida. Cá estou, Desembargador de um Tribunal de Justiça, a cuja família o Poder Judiciário abandonou - e de forma vil - por duas vezes, obrigado a infligir idêntica dor à família de um sacerdote cujo único crime foi vir ao Brasil procurar semear o bem!

O relator afirma que tentou, sem sucesso, buscar “algum arremedo de conforto moral à memória da vítima”. Ao lamentar a triste situação de impunidade no país, especialmente em casos de crime organizado, o desembargador encerrou pedindo desculpas pelo resultado do processo.

Fica, assim, decretada a impunidade, digo, a prescrição.”

  • Processo: 0023600-20.1998.0.08.0035

FONTE: http://www.migalhas.com.br/arquivos/2017/10/art20171019-05.pdf

  • Sobre o autor Prestação de serviços, com transparência, qualidade e ética!
  • Publicações89
  • Seguidores318
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações570
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/hoje-e-um-dos-dias-mais-tristes-de-minha-vida/511507778

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Adivinha quem criou este sistema que garante a impunidade a quem tem dinheiro para pagar os melhores (ou piores, depende do ponto de vista) advogados!!!

Os nossos legisladores (nas 3 esferas) os quais só se interessam por roubar e não responder pelos próprios crimes. continuar lendo

E depois os criminalistas questionam porque chamamos o PAIS DA IMPUNIDADE, é mais que evidente, esta na cara, mas não gostam de ver.

Um país sem devida correção, leis brandas, que favorecem marginais em detrimento da sociedade de bem. continuar lendo