Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Acontece nesse exato momento o julgamento do recurso de Lula no TRF-4, em Porto Alegre

Recurso do ex-presidente no processo do triplex está sendo julgado nesta quarta-feira (24), em Porto Alegre.

Publicado por Patricia Teixeira
há 6 anos

O recurso apresentado pelo ex-presidente Lula (PT) no processo do triplex está sendo julgado neste momento pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), segunda instância das ações da Operação Lava Jato.

O caso está sendo analisado pelos três desembargadores que integram a 8ª Turma do TRF-4, em Porto Alegre.

Lula foi condenado na primeira instância pelo juiz Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Na sentença, Moro sustenta que Lula ocultou a propriedade do triplex, recebido como propina da OAS em troca de favorecimento em contratos com a Petrobrás. O imóvel e reformas no apartamento, pagas pela construtora, somam R$ 2,2 milhões em propina, ainda segundo Moro.

A defesa nega as acusações e pede ao TRF-4 a absolvição de Lula. O Ministério Público Federal (MPF) pede o aumento da pena do ex-presidente.

Segundo o TRF-4, somente os advogados dos réus e profissionais envolvidos no processo - representantes do Ministério Público Federal (MPF) e servidores, por exemplo - acompanharão o julgamento na sala. Os demais, como jornalistas e autoridades credenciadas, poderão assistir à sessão em outra sala, por meio de um telão.

Insta destacar que o TRF-4 tem histórico de aumentar as penas aplicadas por Sérgio Moro na Lava Jato.

Fonte Principal da notícia: G1 e TRF-4.

  • Sobre o autor Prestação de serviços, com transparência, qualidade e ética!
  • Publicações89
  • Seguidores318
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3745
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acontece-nesse-exato-momento-o-julgamento-do-recurso-de-lula-no-trf-4-em-porto-alegre/537816684

39 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Um mosquito da febre amarela insiste em zumbir aos meus ouvidos, que 2,2 milhões não chega a ser sequer uma parte da área exposta do iceberg.
Tenho receio em tomar a vacina, porque ela pode me transformar em mais um petista fanático.
Considero Lula um ditador perigoso, um homem que usa o poder da falácia para dominar o povo mais humilde, que comprou com promessas na verdade, não cumpridas. Vendeu ilusão, entregou migalhas e deixou esperanças.
Não tem como não se agarrar a qualquer fagulha que possa representar justiça, e torcer muito para que o Brasil se livre de todo esse lodo que encobre sua beleza e liberte finalmente toda a sua potencialidade.
Sonhar é preciso. continuar lendo

José,

Na minha opinião, os melhores presidentes que o Brasil teve foram o Lula e o Fernando Henrique, nessa ordem.

Os números da economia, do desemprego, do salário mínimo, todos confirmam isso.

Se o Lula fosse ditador, me diga: qual a competência de um ditador que, em 8 anos na presidência, saindo com uma popularidade suficiente para eleger a Dilma por 2 vezes, não conseguiu se manter no poder?

Repetindo: o Lula foi eleito, foi reeleito e teve popularidade suficiente para eleger a Dilma por 2 vezes. Ele realmente entregou migalhas? continuar lendo

@Edu Perez,

A miopia é uma doença que afeta os olhos e TAMBÉM os miolos.

Tem "Exercícios Fáceis Para Melhorar a Saúde dos Olhos!"

http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=8241

Para os miolos, não encontrei!

Procure se INFORMAR!!! continuar lendo

Edu:
Sim, vendeu uma esperança que ele nunca imaginou entregar. Chama-se a isso também de "formação de curral eleitoral".
Fernando Henrique, embora muito mais culto que Lula, foi um péssimo presidente que devido às mesmas maracutaias que protegeram em grande parte Lula e Dilma, (que já deveriam estar na cadeia a tempos) conseguiu se livrar de um impeachment.
Aliás, depois do Sarney só mudamos de moscas.
Mas cada povo tem o governo que merece e essa é a minha opinião, bem formada e alicerçada.
O que não quer dizer, de forma alguma que eu não consiga conviver respeitando a sua. continuar lendo

José,

O que não quer dizer, de forma alguma que eu não consiga conviver respeitando a sua.

Sim, isso é o mais importante! Nos tempos em que vivemos, a tolerância a outras opiniões anda bem escassa.

Desculpe insistir, mas os presidentes recentes:
Figueiredo
Sarney
Collor (mandato curto)
Itamar (mandato curto)
FHC 2x
Lula 2x
Dilma 2x

Se for para classificar os resultados deles, em qual ordem vc colocaria?

Sobre a "formação de curral eleitoral", por mais incorreto que isso pareça, essa é a essência do processo democrático. As pessoas podem votar no lula, no maluf, no FHC, no collor, em quem quiserem, e o resultado das urnas é o que tem mais peso. Por mais que eu ache que o maluf é um bandido, ele sempre ganhou em eleições limpas (digo, não teve ninguém armado obrigado alguém a votar nele).

E sobre a lei da ficha limpa... que na época parecia feita sob medida para o maluf, ela sempre me incomodou. É que as pessoas podem votar em quem quiserem. Termos regras que limitam quem pode participar da eleição me incomoda porque a máxima autoridade sempre é o voto. E todas as vezes que o maluf ganhou eu tive que engolir e aceitar que o meu dinheiro fosse administrado por ele. continuar lendo

Sr. Edu Perez, os governos Lula e Dilma se caracterizaram por um simples fato: projeto de poder! E este projeto foi interrompido com o impeachment de Dilma, após crime de responsabilidade desta.

Lula tem se demonstrado um proto-ditador. Qualquer pessoa com o mínimo de bom senso, ao ouvir seus discursos (e das pessoas que lhe apoiam), sabe que Lula, ao voltar ao poder, vai tentar dar um golpe ao estilo venezuelano: dar superpoderes ao executivo em detrimento do judiciário e legislativo.

O fato de ele ter tido popularidade, uma boa economia (sendo que foi no governo dele que teve o esboço de nossa crise), um bom salário mínimo (embora a produtividade não tenha acompanhado constante aumentos), não muda o fato de que AGORA ele destila um discurso de ódio visando dar um golpe de estado!

Abraços! continuar lendo

Edu.
Bem, na verdade eu não colocaria em ordem nenhuma. Talvez eu destacasse um pouco o Itamar.
Infelizmente nossa constituição não nos protege devidamente e nos deixa assim, aguardando o que parece ser uma eternidade para mudar o que nos parece ser errado.
Sou contra politicagem, gosto de política limpa, clara, honesta e transparente. (utopias...)
As pessoas podem votar em quem quiserem, isso é ótimo.
Se essas pessoas forem cultas, isso é magnífico. continuar lendo

Uma coisa é você defender um réu que roubou, outra é comparar com os outros presidentes. João Figueiredo foi ótimo sim, o melhor de tantos esses. continuar lendo

Dudu:
Figueiredo faz parte da história da ditadura.
Estamos comentando pós ditadura. continuar lendo

Edu Perez e José Roberto,

Eu ia desabafar pois estou acostumado a ver gente que ou é a favor com aquela lenga lenga, ou é contra por outra lenga lenga tudo politicagem na realidade são alienados de direita falando de alienados de esquerda, porem quando li a colocação do Sr. José achei que não precisava falar mais nada.
Edu ninguém é totalmente bom ou totalmente mau, o Lula vez coisas que foram significativas e tiveram bons resultados, porém, ele foi corrupto e foi pego, isso é suficiente para desqualificar o restante tudo que ele fez, pois ele podia ter feito mais e melhor mas ele preferiu investir sua inteligência em si mesmo, traiu os conceitos que ele defendeu durante anos, ele praticou exatamente o que ele prometia eliminar, fez anuncio de que a dívida econômica ia ser "quitada", estou apenas esperando a próxima eleição pra ver a campanha falando da transposição do rio São Francisco, que é uma boa idéia sendo utilizada para enrolar a massa, eu votei no Lula na primeira vitória dele e fui absurdamente contra na segunda e sou até hoje, na primeira eu ansiava por mudança, pelo novo, vejo a necessidade de políticas públicas voltadas a população o pt foi apenas populista ficou fazendo estratégias para continuar no poder e deixou de lado o que precisava ser feito, desperdiçou bilhões e se apropriou de outros tantos, o PT virou Partido dos Traidores, coxinhas Mor por honra mérito. continuar lendo

Concordo com vc, José Roberto. Só faço uma ressalva. A febre a que vc. se refere não é a amarela, é a vermelha... continuar lendo

José Roberto disse tudo e mais alguma coisa. Tô contigo e não abro !! continuar lendo

Exatamente. Pena que nem todos tenham a mesma percepção, não digo opinião, é percepção mesmo. Lula é extremamente perigoso. É um 'garganta', que vive da conversa 'fiada' sempre dizendo o que o pobre povão gosta de ouvir, tudo sem nenhum compromisso com a verdade. Não tem pena de ninguém. Dominar o povo mais humilde é o seu propósito, pois deseja formar um grande exército seguindo a fórmula de Fidel, Chaves, Lenin, Hitler e outros ícones da ditadura. Seu objetivo sempre foi o poder absoluto e sabe que tem que 'prometer + adoçar a boca + cozinhar' o povão enquanto aparelha as instituições e corrompe os Poderes, e, quando o povo descobrir a verdade, já será tarde demais, "tá tudo dominado" (vide Venezuela) - essa é a fórmula - dá certo em qualquer nação onde o povo é pouco instruído, pouco informado e não conhece sequer sua própria história. De fato. vende ilusão, entrega migalhas, deixa esperanças, aproveita-se da fé. Ele não é o único neste nosso Brasil, mas é o que chegou mais longe e, junto com a dilma, o que causou maiores estragos. Faz parte de sua herança maldita: A) Uma dívida pública que JÁ PASSA DE TRÊS TRILHÕES DE REAIS que ultrapassa imensamente a soma de todos os "programas sociais" já distribuídos em todos os governos do PT, PSDB, etc. (Como assim? Para onde foi tanto dinheiro?), ou seja, fez um enorme FIADO e jogou na nossa conta. B) É responsável pelo 'Maior escândalo de corrupção do mundo', tendo comprado grande parte do Legislativo, ... C) Junto com sua 'poste', criou uma crise econômica descomunal, que desempregou mais do que doze milhões de pais e mães de família, faliu várias empresas (desde lojinhas até grandes empresas). D) Jogou o país décadas para trás. E) Armou uma bomba relógio: As instituições continuam aparelhadas, como se fossem bolas armadas na boca da caçapa de uma mesa de sinuca. Lula quer voltar para poder encaçapar estas bolas. continuar lendo

João Bohner,

Tentar respeitar a opinião alheia é um ótimo exercício.

Eu sei que isso é muito difícil, a tentação de tratar de imbecil quem não pensa como vc é muito grande, e vc não parece ser capaz de resistir a isso. Sem miolos, imbecil, nazista, é muito fácil usar adjetivos no lugar de argumentos. Pena que eu não tenha um link com uma receita pronta para tolerância, isso realmente vem da formação.

Passar bem. continuar lendo

José Roberto,

Como a discussão ficou meio grande, colo o que estou comentando:

....
Bem, na verdade eu não colocaria em ordem nenhuma. Talvez eu destacasse um pouco o Itamar.
Infelizmente nossa constituição não nos protege devidamente e nos deixa assim, aguardando o que parece ser uma eternidade para mudar o que nos parece ser errado.
Sou contra politicagem, gosto de política limpa, clara, honesta e transparente. (utopias...)
As pessoas podem votar em quem quiserem, isso é ótimo.
Se essas pessoas forem cultas, isso é magnífico.
...

Então, eu acho importante comparar e avaliar. O problema desse argumento é que ele leva ao voto nulo ou em branco. Me lembro da única vez em que votei em branco: Collor X Lula, lá pelos idos de... caramba, nem lembro quando foi!

Votei em branco com a consciência que não podia reclamar quando o Collor tomasse o meu dinheiro. Eu tinha votado em branco, o que significa "não quero nenhum dos dois", mas na prática é usado como "qualquer um dos dois serve". Se eu deixei de votar contra o Collor, ajudei a eleger ele. continuar lendo

Não concordo Edu:

Ao deixar de optar por um candidato que não lhe representasse, você optou por votar em branco, opção que vejo como legítima.
Precisamos deixar de votar no menos pior, porque pode ser menos, mas é pior também. continuar lendo

José Roberto

...Precisamos deixar de votar no menos pior, porque pode ser menos, mas é pior também.

Sim, mas ele é o eleito! Principalmente em eleição majoritária no segundo turno. E a consequência é que ele ganha a eleição! Se eu não escolho entre o ruim e o ruim, vou ser governado por um dos dois de qualquer jeito! continuar lendo

Edu:
Quando você vota, mesmo não tendo um candidato em quem você confie, você está legalizando e aceitando o sistema.
Se todos votassem nulo, ou uma maioria, teríamos muito mais força para mudar o que está errado.
Não percebe que é este o jogo sujo do poder? continuar lendo

José Roberto, Não, não teríamos força porque não teríamos representação. Pode apostar: 90% de votos nulos na próxima eleição e o congresso que for eleito com os 10% restante vai resolver o problema aumentando as verbas públicas para as campanhas. E quem vai se opor a eles, qual a organização? Uma história real: na convenção do condomínio, o síndico atual queria sair, já estava cansado dos problemas. Ninguém mais queira ser e pediram por favor para ele continuar. Aí apareceu um morador dizendo que não admitia que o síndico atual fosse candidato, que só tinha feito *erda. E ele mesmo também não queria ser síndico. Qual a solução? Nenhum síndico? Acabou sendo bom pq isso sim que motivou o síndico atual a continuar. Mas eu realmente não consigo entender: o que o morador inconformado queria? Nenhum síndico? Que ele fosse o síndico por aclamação? Ou que aparecesse algum outro candidato para ele falar mal?

PS: complementando: em países onde o voto não é obrigatório, a participação varia bastante e entendo que 50% já é uma participação alta. Em outras palavras: os 50% que não votam aceitam a decisão dos que votam. A abstinência nunca fez nenhum governo mudar. continuar lendo

Em minha modesta opinião essas pesquisas que andam por aí a dar a preferência pelo ex-presidente nas eleições de 2018 estão todas furadas. O futuro dirá se estou certo ou errado. Sabemos, no entanto, que ele tem um eleitorado cativo, assim como Paulo Maluf e outros canalhas da política, mas a rejeição ao nome dele é muito alta e não lhe permitira alçar novamente a condição de primeiro mandatário de uma Nação espoliada. Se ele for absolvido no TRF-4 (no que não acredito), o tribunal se desmoraliza, tanto quanto o TSE se desmoralizou no episódio da absolvição da chapa Dilma/Temer. Uma imprensa livre aliada à novidade de blogs independentes e redes sociais que abastecem a opinião pública com informações de qualidade, dificilmente possibilitarão seja ela enganada com os palavrórios absolutamente desconexos com a realidade, como os dos seguidores de Lula, ainda que muitos destes sejam rotulados de “intelectuais”. Contra a lógica dos fatos não há salvação, nem para quem se imagina sábio. continuar lendo

Mesmo que Lula, favorecido pela multiplicidade de candidaturas chegue a um segundo turno, jamais será eleito. continuar lendo

A questão maior não seria, quem acredita no TSE, em políticos, na televisão, no Supremo, em qualquer nível de justiça nesse país? Quem pode dizer que o Aecio (conhecido em MG como traficante do PCC) é melhor que o Lula? Não sou petista, mas quando ouço pessoas encherem a boca pra falar que não votaram na Dilma e sim no Aécio, vejo que a ilusão e a ignorância não tem nada a ver com nível universitário. Pobres brasileiros... todos iludidos, pouco informados, castrados! Somos todos uns coitados! Dominados por malditos bandidos com frases parcas e pouca imaginação. continuar lendo

Os que dizem que não votaram na Dilma e sim no Aécio, em grande parte, são os que hoje se voltam contra ele. E os que votaram em Dilma, ou os que acham que estão em outro patamar de educação política — também conhecido como isentão —, são o que em relação a ignorância? Essa galera não repudia Lula ou Dilma de forma alguma, mesmo ele sendo corrupto condenado e ela ter acabado com nossa economia. No máximo, mudam o discurso para incluir terceiros, ou, como podemos dizer, espantalhos, tentando amenizar a gravidade dos atos daqueles que eles nutrem, mesmo com vergonha, simpatia! continuar lendo

nao tem que serabsolvido tem que ir pra cadeia continuar lendo

Lula na cadeia já continuar lendo

Além de manter a decisão de primeira instância o tribunal irá aumentar a pena.
E completo dizendo que a indignação de lula em seus discursos é de que, por ter desviado milhões, enriquecido filhos e família, ter quebrado com a terceira maior empresa do mundo, que valia bilhões, ele vai ser condenado e preso por um simples triplex de 2,2 milhões que não significa nada diante tudo oque roubou e causou de prejuízo ao país. Então essa é a sua indignação. continuar lendo